O escritório parisiense 1024 architecture criou Vortex, uma escultura geradora de luz localizada dentro de edifício verde do Projeto Ecossistema Darwin em Bordeaux, França. O "fragmento arquitetônico" consiste em andaimes, madeira bruta e doze linhas de luzes LED coloridas que aparecem em toda a estrutura. Uma nova experiência espacial é criada, que também informa os espectadores sobre o consumo de energia no interior do edifício.
Saiba mais sobre a instalação, a seguir.
Em Setembro, 1024 criou a “Tesseract,” uma instalação de luz com composições geométricas complexas dentro de um quadro estrutural simples. O escritório de arquitetura, criado por Pierre Schneider e François Wunschel, "centra-se na interação entre corpo, espaço, som, visual, low-tech, high-tech, arte e arquitetura."
Vortex baseia-se numa combinação destes oito elementos usando materiais orgânicos a par de novas tecnologias. A estrutura se envolve em torno de uma passarela entre dois edifícios desmaterializando a própria ponte através de uma matriz complexa de luz e pranchas de madeira.
"Vortex evolui como um organismo vivo; ela respira, treme e emite pulsos da luz criada através do software MadMapper do 1024". A estrutura pode ser controlada manualmente através de um joystick, sincronizada com a música, e através de uma série de tubos iluminados exibe o consumo de energia da sua localização.
Ao interpretar e exibir os dados de energia conscientes como um espetáculo escultural, Vortex integra uma ferramenta ambiental funcional com arte e arquitetura.